PETMAT - UFU

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal brasileiro de estímulo à pesquisa e extensão universitárias, no nível de graduação. O programa é subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).

O PET foi criado em 1979 no governo do general João Baptista Figueiredo com o nome original de Programa Especial de Treinamento. Até 1999, o programa esteve submetido à CAPES, passando depois para o Ministério da Educação. Entre 1995 e 2003, quando o MEC esteve ocupado por Paulo Renato de Souza, o governo tentou por diversas vezes extinguir o programa, sob alegações de que era oneroso aos cofres públicos, mas esbarrou em forte oposição da comunidade acadêmica. Em 2004, na gestão de Tarso Genro no ministério, o nome foi alterado para Programa de Educação Tutorial.

Segundo a SESu, os objetivos do programa são:

* A melhoria do ensino de graduação;
* A formação acadêmica ampla do aluno;
* a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

O Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Matemática da UFU foi implantado em Abril de 1992. Atualmente o grupo é composto de 12 (doze) alunos do Curso de Matemática, que trabalham coletivamente, coordenados diretamente por um professor da Faculdade de Matemática, denominado tutor. Este programa, mantido pela SESu (Secretaria de Ensino Superior), visa um equilíbrio entre a formação global/específica dos alunos de graduação, através da integração de atividades de diversas áreas. Desta forma, o programa incentiva: a pesquisa científica buscando uma acentuada diversificação temática e evitando uma especialização precoce dos bolsistas; o trabalho em grupo visando a coletividade e a troca de conhecimento entre bolsistas; o aprendizado de uma língua estrangeira; a utilização de recursos computacionais; a interação com outros Grupos PETs desta e de outra Universidades, integrando, assim, o grupo ao contexto vivenciado por tais instituições e o ingresso do aluno em cursos de pós-graduação. Atividades de extensão, voltadas para a comunidade externa à Universidade, também são incentivadas pelo programa.
Além desta formação global, o PET dá ao aluno do Curso de Matemática a oportunidade de se manter financeiramente. Os bolsistas recebem atualmente uma bolsa no valor de R$400,00 mensais.